segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Festa de natal

Sexta-feira foi a festa de natal da Gabi no colégio. A primeira. E a primeira a gente nunca esquece, né?
O colégio resolveu fazer só para o berçário e infantil 1, para deixá-los menos estressados e mais à vontade. Ainda houve aqueles que choraram um pouco, mas achei que eles se saíram super bem. A festa foi no próprio colégio, no final da tarde.
E a participação da Gabi? LINDA!!!!
Ela estava super concentrada, sentadinha no lugar dela, mas quando viu a gente na platéia....que grito de alegria!!!! E os bracinhos abanando, e aquele jeitinho empolgado dela! Contagiou a todos. Uma graça! Ela dançou lindo, tão feliz!
Ela ficou virada para a professora, fazendo tudo do jeitinho que ela mandou, na dança só de meninas. Mas na dança com a turma toda, contagiada pela presença do primo, resolveu pular e correr como ele. E sempre gritando e abanando os bracinhos.
Engraçando também é ver a reação dos pais: nunca vi tanta máquina e filmadora junto. Todo mundo se engalfinhando e pisando uns aos outros para poder tirar a melhor foto, a melhor tomada, enfim, todo mundo achando seu filho mais importante e mais bonito, como não podia deixar de ser.
Eu não resisti e fui me juntar a ela, sentadinha no chão, e ela, as duas perto do palco, para assistir às fotos de todos os alunos. A foto dela era vestida de Branca de Neve, cheia de pitós no cabelo.
Depois fomos passear no Del Paseo e ela jantou lá, um arrozinho japonês. Ainda encontramos uma coleguinha dela, a Bia. A Gabi fez questão de separar um prato e uma colher para a Bia jantar com a gente, que claro não voltou, mas mesmo assim foi devidamente representanda por aquele prato.
Foi nossa noite, só nossa família (sem babá), juntos e felizes, comemorando mais essa vitória da nossa pequena.
...
Domingo fui para a praia com o JJ. Disse a ela que ia sair para almoçar, porque não tinha almoço em  casa. Sabe o que ela me disse quando cheguei?
- "Mamãe, porque não levou a Bibi pro restaurante? Da próxima vez a mamãe leva a Bibi, tá legal?"
Depois dessa, não tem mais como não levar, né?

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O primeiro boletim ninguém esquece

Ontem teve a reunião de pais com a professora da Gabriela.
Recebemos uma pasta cheia de trabalhos feitos por ela, um envelope com os formulários para a matrícula e o mais legal: um relatório que era uma espécie de boletim, com todas as "aptidões" dela. Coisa mais linda!!!
Estava cheio de observações sobre as coisas que ela é capaz de fazer em determinadas áreas: matemática, expressão corporal, língua portuguesa, atividades diárias. Em cada área, a professora descreve coisas como: "utiliza corretamente o plural", "conta de 1 a 10", "utiliza expressões como por favor, com licença e obrigada", "é capaz de tirar peças  de vestuário", "teve boa adaptação e socialização com os colegas"....etc.
Achei super emocionante... O jeito que a professora fala dela, das conquistas que ela teve nesse semestre, das difiiculdades (troca de babá, ciúmes da barriga), tudo sobre aquela pessoinha me emociona. Vou guardar para o resto  da vida o primeiro "boletim" da Gabi!

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Tiradas de Gabriela 2

Estávamos na casa dos meu sogros, quando resolvemos ir andar no trenzinho da Beira-mar. Eu disse:
- Espera que a mamãe vai ver se tem dinheiro.
E ela, na hora:
- O vovô tem!
E saiu correndo para pedir a ele.
...
Os três deitados no quarto, assistindo discovery kids.O pai dela resolve tirar um cochilo e fecha os olhos.
- Acorda, acorda, papai.
E o pai nada de acordar.
- Acorda, acorda, papai, seu teimoso!
Não resistimos, caímos na gargalhada.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Quarto novo

Passei a noite pensando no quarto novo dela. É que ontem  falei com o marceneiro, ele ficou de ir montar os móveis dela na semana que vem. Então tá chegando a hora! Mas ainda falta tanta coisa...
De qualquer maneira, vai ser muito legal se de para passar o natal no quarto novo. E se  estiver todo lindo mesmo, melhor.
...
Ela voltou para a escola depois de uma semana de molho em casa. Foi melhor, assim ela ficou totalmente recuperada. Das outras vezes eu mandava ela antes, e ela piorava. Tem duas noites que ela dorme lindamente, hoje ela acordou 7:00, um recorde! Depois que eu reclamei que as professoras estavam deixando crianças  doentes ficarem na aula, tive que dar o bom exemplo e deixar a Gabriela em casa. É justo.
Sexta-feira é a festa de encerramento dela no colégio. Tudo dela ainda é separado dos maiores, afinal é Infantil 1, então nada de festa em teatro, grandes aglomerações. É tudo separadinho e pequenininho como eles.
...
Ontem fomos atrás de uma roupa para eu usar no aniversário do Lucas. Ela foi comigo e a mamãe. Acredita que ela teve ciúme da vendedora? Pelo menos já sei que não é implicância só com a menina que faz as  drenagens, é com quem chega perto de mim. Ai meu Deus, tá vendo o que o Pedro vai enfrentar? Brincadeira, acho que ela  vai tirar de letra a chegada do irmão....(assim espero).

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Tiradas de Gabriela

Ontem ela estava mexendo nos dvds e eu disse:
- Gabi, não faça isso! E ela:
- Mamãe, mamãe, tô de olho em você!
...
Ela na praia domingo, anunciou:
- Bibi vai correr!
E saiu correndo mesmo.
...
Eu me arrumando para ir a um casamento:
- Aonde a mamãe vai, aonde?
- Para um casamento.
- A Bibi também vai!
E eu pergunto: casamento de quem?
- Da Val (babá)!
...
Ela com febre ontem:
- A Bibi tá dodói, tá com "febri", dodói, dodói....
...
Outro dia, fazendo hora para ir se arrumar:
- Gabi, vamos cuidar da vida! eu disse.
- Quero cuidar da vida não, mamãe...
...
Como ela chama:
- pirulito: pululito
- mussarela: massalela
- pizza: pizzala
- eu sei: eu sabo

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Acolhida no colégio e feriadão com a vovó

Na sexta-feira teve acolhida no colégio. Isso significa que as crianças se apresentam, geralmente dançando alguma musiquinha e depois mostram algum trabalho que tenham feito (colagens em papel, desenhos com areia, tinta colorida). A Gabi estava se achando! Subiu no palco sozinha, dançou com a outra turma, depois com a turma dela!
Ela tava super feliz!
...
Depois da acolhida fomos deixá-la em casa para viajarmos no feriadão para Canoa Quebrada. Ela ficou lá em casa com a mamãe.
Confesso que foi difícil fazer isso, mas também muito bom viajar com os amigos, sem responsabilidade de filho, curtindo o maridão.
Quando a gente ligava para ela, ela já ia perguntando "a mamãe vem amanhã, vem?". No domingo, a mamãe me disse que ela tava meio chorosa, chorando sem motivo. Saudade. E quando a gente chegou ela ficou grudada direto, nem dormiu, nem almoçou, só do nosso lado.
Não queria saber de mais nada nem ninguém. "Mamãe é minha, minha mamãe" foi o que eu mais ouvi ontem.
...
Hoje acho que ela já entendeu que tudo voltou ao normal, já viu a gente indo trabalhar, sem chorar, sem reclamar. Linda.