segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Final de semana

Nesse final de semana dei aulas no curso de especialização. Até aí tudo bem, tranquilo, a turma era boa, a aula correu bem. Só que isso me enche de saudade dos meninos. A correria da semana já é tão grande, que sinto que o final de semana deveria ser só deles. Isso me deixa cismadinha. E não sei se eu passo isso pros meninos, mas a verdade é que o final de semana se tornou uma zona, em termos de comportamento da Gabi e sono do Pedro.
No sábado, depois da aula, cheguei em casa e a Gabi estava se preparando para dormir. Então, saí para almoçar. Que nada. No meio do almoço, a babá me liga dizendo que a Bibi estava chorando muito, procurando por mim. Voltamos correndo e ela não dormiu mais. Nem almoçamos. Nem descansamos. Depois de um tempo, a babá conseguiu convencê-la a ver TV um pouco e eu fui dar de mamar ao Pedro. Ainda bem que ele dormiu no meu colo. Deitamos os dois na cama e eu consegui cochilar um pouco.
O fato dela não ter dormido a deixa também super chorosa e cansada. Antes das oito da noite ela estava dormindo. Conseguimos então ir jantar fora com minha irmã.
Já tínhamos percebido também que a Gabi estava mesmo era carente da gente. E decidimos que o domingo seria dela. Antes dela acordar, ficamos com o Pedro. Depois que ela acordou, ficamos juntos, fomos tomar café, fazer supermercado, brincar, almoçar no shopping, tudo com ela.
Enquanto ela dormia depois do almoço, foi a vez de ficar com o Pedro. Fomos à missa e depois comer uma pizza. Tudo tranquilo, mas para mim ficou a sensação de um final de semana cansativo à beça, porque o cansaço e as birras da Gabi me deixam muito cansadas e desanimadas.
Sei que criar um filho é complicado, é coisa pras 24 horas do dia, é pra vida toda, etc. E para isso é preciso estar sempre bem disposta, sempre coerente, sempre em sintonia com o que pensa o maridão, para não darmos sinais contrários na hora dela entender o que é certo e o que é errado.
Então, no final das contas, eu me canso, ma entendo que a culpa não é dela, não é de ninguém. É do dia a dia, da falta de férias....Só resta mesmo continuar na contagem regressiva pra viagem. Ufa!!!

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Isabela

É a filha da Gabi. E ela está levando muito a sério esta filha pra criar. Isabela era para ser uma Bela Adormecida, cujo cabelo está completamente ultra embaraçado e duro de tantas vezes que foi lavado. A roupa completamente rasgada de tantas vezes que foi tirada e colocada. Isabela herdou as fraldas RN do Pedro e até hoje ainda troca fralda a cada vez que faz cocô ou xixi (as fraldas vêm sendo coladas também com fita para não se estragarem tão facilmente). Isabela ganhou uma roupa muito linda que acompanhou um vestido da Gabi que veio dos States, então é o que usamos atualmente. A babá dela pegou uns retalhos da minha sogra e fez mais alguns  trapinhos para a Isabela vestir.
Isabela é muito bem cuidada pela mãe (Gabi). Quando chora, é consolada. Quando faz bagunça, a mãe arruma os brinquedos que ela espalha pela casa. Quando tem ciúme da irmã que nasceu agora (a Gabriela Sofia), é consolada pela mãe que explica que não precisa ter ciúme da mãe porque ela gosta das duas filhas. Isabela tem febre e toma injeção para ficar boazinha logo. Isabela tem o cabelo duro, mas sempre limpinho. Isabela pintou as unhas de pink. Isabela não tem sapatos.
Frases da Gabi para a filha Isabela:
- Isabela, porque você está chorando? Não precisa chorar, vou enxugar suas lágrimas (e enxuga com um paninho). Pronto, pronto, filhinha.
- Isabela, você não pode ir espalhando as coisas pela casa. 
- Isabela, hoje é seu aniversário, vamos arrumar a mesa para cantar parabéns (e todo mundo na casa tem que cantar parabéns para ela).
E agora ela falando da Isabela para mim:
- Sabia, mamãe, que a Isabela saiu da minha barriga? 
- Mamãe, a Isabela pode ir com a gente pros istadusunidus?
- Mamãe, vai nascer um irmãozinho para a Isabela, é o Artur. Ele tá na minha barriga.
Ou seja, concluindo:
- Gabriela e Isabela são praticamente a mesma pessoa. Ela a trata como eu a trato. Ela tem os mesmos problemas e alegrias que ela tem (irmão novo, aniversário, viagem).

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Falta um...

01 mês para os três anos da Gabriela!!!! Minha filhota vai fazer três anos, que rápido!
Vou começar os preparativos da festinha, dessa vez vai ser no colégio, mas ela ainda não definiu o tema, toda hora muda: esquiletes (de Alvin e os esquilos 2), Branca de Neve, Rapunzel, Nemo....
No colégio tem várias regrinhas para se fazer o aniversário, para evitar mega produções. É muito interessante, porque elas pedem para evitar refrigerante (pra mim isso é óbvio, mas para muitas mães não é), não pode cachorro quente (para proteger os alérgicos), animação e palhaços. E outras coisinhas que não me lembro.
Elas priorizam a comemoração em si, então os próprios alunos enchem os balões, confeitam o bolo, fazem uma pequena cerimônia de ir abraçar o aniversariante, etc. Tudo para evitar o consumismo desmedido, transformar a escola em um buffet (realmente a proposta não pode ser essa) e focar mais no aniversário e no aniversariante.
Só é pena que eles recomendem apenas dois acompanhantes para as festas (os pais), as avós já estão reclamando e dizendo que vão se rebelar contra isso!

sábado, 14 de agosto de 2010

Novo visual!

Como estamos em contagem regressiva para a viagem, encontrei este background super estilo Minnie e resolvi adotar!
...
Hoje teve festa do Dia dos Pais do colégio. "Picninic", como diz a Gabi, no parque Adahil Barreto. Há séculos não ia lá, desde criança. É um lugar que tem tudo para ser super agradável, mas está abandonado pela prefeitura (mais um, né) e que faz muita falta a quem tem criança. Só que organizado pelo colégio dá para ir sem medo e sem reclamar da insegurança, então tentamos aproveitar ao máximo. A banda estava divertidíssima, apesar das músicas serem mais para os pais que para as crianças (Balão Mágico e coisas do gênero e da época), brincadeiras e muitas famílias instaladas pelo gramado curtindo o picnic que, convenhamos, é um programa muito diferente do esquema praia-shopping que estamos acostumados. Gostei.
...
Hoje também foi dia do Zé Gotinha, Gabi alardeia aos quatro ventos que não vai chorar e que vai ganhar pirulito. Recebi até uma mensagem do Min. da Saúde pedindo para divulgar. Achei super válida a iniciativa de procurar os blogs e me senti honrada com a visita! Vamos todos vacinar!

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Ele finalmente apareceu...e quero ser como a mamãe!

O ciúme. Pois é, logo ele, que eu alardeava para os quatro ventos que não tinha chegado lá em casa, agora está presente em alguns momentos cruciais do dia.
É claro que é super compreensível, mais do que normal, mas o ciúme da Gabi com o Pedro chegou. O que me deixa tranquila é que ele é super contornável, deixa a Gabriela mais sensível do que irritada e ela não consegue associar a presença do Pedro às crises de ciúme, então a culpa é sempre de outra coisa qualquer.
Por exemplo, hoje na hora do almoço. Terminamos de almoçar, fui amamentar. Ela resolveu que ao invés de ir dormir queria pular na nossa cama. Até aí tudo bem, se isso não fosse perigoso e ela estivesse gritando e assustando o Pedro. Aí se a gente não tiver muito jeitinho, ela começa: eu quero o colinho da minha mamãe! Nessas horas, maridão perde um pouco a paciência, a babá fica totalmente sem utilidade (apesar delas se amarem), nessas horas só mamãezinha resolve... Haja imaginação para convencê-la que  tem outra coisa muito mais interessante para fazer.
No batizado também foi um pouco assim. Teve chorinho, teve pedido de colinho, teve choro para se arrumar, etc. Mas aí é super compreensível, toda a casa e a família se preparando para uma festa pro irmão, fica um pouco difícil de compreender.
Eu gosto de pensar que isso é uma fase natural do crescimento, que todo mundo que tem irmão passa por isso e é super natural.
...
Ela agora quer se parecer mais e mais comigo. Para além de querer falar e comer as mesmas coisas que eu (e usar todos meus batons), agora ela tem uma filha.
É a boneca preferida, a Isabela.
- Isabela saiu da minha barriga, mamãe, agora tem outro aqui, o Artur, irmão dela, diz ela apontando para a barriga.
Não sei de onde ela tira estes nomes. Ela tem um Mickey azul que ela chama de Tiago, e ela não conhece ninguém chamado Tiago (pelo menos não que eu saiba).
Quando estou amamentando, ela baixa a blusa e também coloca a Isabela para mamar, coisa mais linda. Isabela também troca fralda, faz aniversário, toma banho, pinta as unhas, lava o cabelo, troca de roupa, enfim, tudo!

Dia dos pais

Muito bom o dia de ontem.
Dia repleto, dia feliz, dia com a família.
Meu maridão é um pai maravilhoso.
Ele se declara para os filhos, ele sofre, ele ri, ele chora, ele ama. Ama muito.
E nós também o amamos. Muito. É um paizão, que vibra, que se preocupa.
Foi pra ele todas as homenagens do domingo.
Foi com ele que planejei meus dois filhos.
E é com ele que quero estar. Sempre.