quarta-feira, 28 de abril de 2010

Nemo

Na última semana, estamos vendo, ouvindo, contando e pensando em Nemo 24 horas por dia. Comprei para ela o livro do Nemo, daquela coleção Abril Disney Pixar. Então virou mania.
É Nemo no café, Nemo no almoço, Nemo no jantar, Nemo para brincar, Nemo, Nemo, Nemo.
Ah, e as águas vivas são o novo "vilão", depois do lobo mau (que veio da fase dos Três Porquinhos...).

Ar-condicionado

Cheguei hoje cedinho no quarto da Gabi e disse:
- Ai, que calor!
- Ah, mamãe, isso é porque você não tava no meu ar-condicionado bem bonzinho...

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Novas da Gabi

Papai deixando Gabriela na escola:
- Te amo, gatona!
E ela:
- Te amo, "gatono"!
...
Finalmente eu começo a usar minhas roupas de antes da gravidez e me arrumo toda. Gabi me vê e diz:
- Mamãe, quando eu ficar grande, eu quero essa calça e essa blusa para mim!

domingo, 18 de abril de 2010

Recebendo visitas do irmão

Essa semana tivemos as primeiras visitas "extra-família" para o Pedro. Claro, todos também deram atenção à Gabriela, o que contou muito para a reação dela ser maravilhosa. Todas as minhas amigas que chegavam queriam logo conhecer o quarto dela, ficavam encantadas com o quarto novo, faziam elogios ao penteado, ao vestido, enfim, sempre tinham uma palavra agradável para ela, e por isso sou muito grata a todas. Ontem vieram duas amiguinhas com uma amiga nossa, e foi maravilhoso! Elas são mais velhas, mas adoraram brincar com a Gabi, brincaram de quebra-cabeça, de boneca, de cantar, viram fotos, comeram pão de queijo, etc.
Na hora do banho, perguntei: Gabi, de que você brincou com suas amigas? E ela: de tudo!

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Reunião com a professora

Hoje foi dia de reunião com a professora da Gabriela. É a avaliação do primeiro bimestre. Lá vimos o "boletim", que é uma espécie de álbum que a escola criou com observações da professora sobre as atividades da Gabriela (cada tarefa deles tem uma observação dela), a avaliação da professora de psicomotricidade, além de considerações nossas sobre o desenvolvimento dela e a avaliação geral da "tia".
A cada bimestre este álbum vai ser preenchido e o receberemos no final do ano.
Achei a coisa mais maravilhosa do mundo.
Uma recordação e tanto. Coisa de mãe coruja, mas também de uma mãe orgulhosa e observadora do desenvolvimento deste pequeno bebê se transformando em uma linda criança.
Só recebi elogios para a Gabriela: interage com os alunos, adapta-se bem às regras e rotina da sala, sempre tem respostas pertinentes ao assunto em debate na sala, tem noções de tamanho, cores, formas, frutas, alimentos, já reconhece o seu nome, é carinhosa e expressiva, etc.
São tantas coisas que fiquei atônita. E feliz, mas muito feliz.
As professoras sempre se emocionam ao falar dela e eu, obviamente, me emociono mais ainda. Estas avaliações têm me marcado muito, porque é incrível ver um ser humano que "foi você que fez" se desenvolver assim. Coisas que só pai e mãe sabem o que é...

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Novas expressões e amor ao irmão

Gabriela anda cheia de novas expressões. É a velha história da esponja: tudo o que a gente fala, eles absorvem.
Novas expressões que ela aprendeu:
- Combinado?
- Acredita?
- Pode ser?
- Estou muito triste com você (quando a gente briga com ela).
- Exatamente (quando ela concorda com o que a gente diz).
...
Ela anda super carinhosa com o irmão. Chega perto e beija a cabeça dele várias vezes. E diz: que coisinha mais linda desse mundo.
Chegou a dizer que era muito carinhosa e por isso ia dar muitos beijos no irmãozinho.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Pegando a virose da Gabi

Tentei, tentei, mas não deu. Papai pegou, babá pegou, vovó pegou e a mamãe foi escapando...mas no sábado comecei a sentir a garganta arranhando, a voz acabando... Resultado: foi a "virose" (por falta de nome melhor) da Gabi que passou para mim. Não, ela não me derrubou, mas me obrigou a usar máscara por causa do Pedro, não posso tomar os remédios todos por causa do "resguardo" e a tosse incomoda por causa da cirurgia (eu sinto a barriga incomodar).
Tem nada não, vou já já ficar boa.
O que importa também é que ela ficou boa, hoje voltou às aulas, graças a Deus, tava com pena dela há tanto tempo (10 dias) sem ir pra escola, sem brincar com os amigos, sem interagir com outras crianças.
Ótimo!

terça-feira, 6 de abril de 2010

Mais uma semana de molho

Mais uma semana sem aula para a Gabriela. Já não aguento mais ela ir semana sim, semana não para a escola, mas enquanto ela não curar de vez destas "viroses" ela não vai. Ainda mais com suspeita de casos da gripe H1N1 na escola (com um caso confirmado), aí é que ela não vai mesmo, porque já disse aqui várias vezes que as pessoas mandam as crianças doentes para a aula.
Então ela não vai. Só na semana que vem, assim ela volta junto com o primo, volta já segura que a vacina já tá fazendo efeito e se recupera bem.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Tudo bem!

Já passamos da fase de contágio da gripe H1N1. Ainda bem que até agora ninguém sentiu nada aqui em casa. Eu estava muito, muito preocupada com essa possibilidade, já que o meu sobrinho pegou a gripe e esteve aqui em casa no sábado.
Além da preocupação com ele, óbvio, eu estava preocupada com a mamãe, minha irmã e cunhado, além da gente aqui de casa, especialmente Gabi e Pedro.
Quem pensa que essa gripe não existe ou não pode acontecer com você, é melhor pensar duas vezes e ir se vacinar.
Foi o que fizemos.