segunda-feira, 29 de junho de 2009

Fases

Recebi esta mensagem da Revista Pais e Filhos, que manda pequenos artigos dependendo da idade dos nossos filhos, uma newsletter que a gente cadastra.
E está a "cara" da atual fase da Gabriela. Muito interessante:

O bom humor necessário

Você é daquelas mães que pensa que seu filho, que acabou de aprender a andar, é o mais teimoso do mundo só porque, mesmo diante de uma negativa, mexe em todos os objetos que vê pela frente? Pois saiba que você está errada! Especialistas afirmam que a criança mexe mil vezes naquilo que você disse (mil vezes) para não mexer porque ainda não tem condição de bloquear a vontade de fazer. Ao se ver diante de um objeto interessante e receber um não, a impulsividade é tanta que a criança não se controla.

Não se trata de teimosia, mas sim de uma fase de descobertas bem legais. De qualquer forma, falar “não” continua sendo a obrigação dos pais. Logo em seguida é necessário também tirar a criança da situação e mostrar outro divertimento. Prepare-se. Começa, a partir daí, uma nova fase: a da birra.

Quando os pais contrariam o filho, ele fica com raiva e vai demonstrá-la da maneira que sabe: chorando, jogando no chão o que tiver na mão, se jogando para trás, encolhendo as pernas e impedindo que o adulto o coloque de pé.

O auge da primeira grande birra ocorre, em geral, nessa época, quando a criança tem grande prazer de chegar até a pessoa ou o objeto que lhe chama a atenção. É interessante que, muitas vezes, seu filho vai olhar para você antes de tocar o objeto proibido. Ao fazer isso, está demonstrando que tem consciência de que não sabe se o que está prestes a fazer é certo ou errado. Em alguns casos, até sabe, mas precisa testar os limites impostos. O comportamento de confronto ajuda a criança a se organizar em suas emoções, ganhar autonomia e independência. E ajuda os pais a testarem o limite da paciência edo bom humor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!