quinta-feira, 17 de março de 2011

Aprendendo a viver com as frustações

A Gabi vem aprendendo a lidar com as frustrações. Parece uma palavra forte, mas a vida é cheia delas. Chamemos então de contrariedades ou cumprimento das regras, sei lá. Sei é que ela tem, em alguns casos, esperneado e não aceitado algumas normas, como a hora do banho, a hora de ir dormir, ou o fato que o almoço já acabou (e ela queria mais), dentre outras. O que irrita não é o questionamento, mas a reação, como chorar demais, espernear, gritar.
A professora veio me perguntar se ela tem dificuldade em cumprir normas, para que eu trabalhasse isso em casa também. Eu disse que já acho que ela já vive até cheia de regras demais. Não come porcarias fora de hora, tem hora pra comer, dormir e brincar. Não é de viver desarrumada, se vestir do jeito que quer. Fiquei meio cabreira no começo, pensei bastante, mas agora identifiquei uma possível causa. Um dos colegas da sala tem dificuldades na fala e é muito agressivo. E vejo a Gabi repetindo estas ações. Conversei até com ela, que ela não precisava fazer igual ao amiguinho, que isso não era legal, ela concordou. Disse que, a exemplo da Bela e a Fera, ela era uma princesa que ia transformar a Fera (o colega) em uma pessoa legal (príncipe) e não o contrário. E tem dado certo. Ela adora ser "princesa".
...
Pra descontrair, minha princesa no dia do aniversário do Pedro. Como sempre, linda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!